Na sequência do artigo anterior, abordamos as restantes cinco tendências que se perspectivam para os websites no ano de 2025:
6. Micro-Interações e Animações
Animações subtis e micro-interações vão ganhar destaque em 2025 com o objetivo de melhorar o envolvimento dos utilizadores. Estes pequenos elementos de design fornecem feedback, orientam os utilizadores e tornam a navegação mais intuitiva e agradável.
Exemplos: Um botão de “gosto” que anima com um realce da cor ao ser clicado, ou feitos de “hover” sobre o botão que revelam informações adicionais.
7. Aplicações Web Progressivas (PWAs)
As Aplicações Web Progressivas estão a fazer com que a linha que separa um website de uma aplicação nativa seja cada vez mais ténue. Em 2025, as PWAs são mais rápidas, mais fiáveis e cada vez mais dotadas de capacidades offline e experiências semelhantes a aplicações. As empresas estão a aproveitar as PWAs para reduzir custos de desenvolvimento enquanto oferecem um desempenho perfeito em vários dispositivos.
Característica Chave: Carregamento instantâneo, mesmo em áreas com baixa conectividade.
8. Design com Prioridade na Acessibilidade
A inclusão deixou de ser opcional. Os websites em 2025 vão priorizar a acessibilidade para garantir que sejam utilizáveis por todos, incluindo pessoas com deficiências. Seja através da navegação por teclado, seja por uma crescente compatibilidade com leitores de ecrã ou especial preocupação com o contraste de cores, o design com prioridade na acessibilidade está a tornar-se um princípio fundamental a ser seguido.
Estatística: Websites que priorizam a acessibilidade alcançam um público mais amplo e melhoram os rankings de SEO.
9. Experiências Imersivas
O efeito parallax e a narrativa imersiva estão a transformar a forma como o conteúdo dos websites é apresentado. Em 2025, conte com websites a aproveitarem técnicas de web design que levam a uma experiência cada vez mais imersiva por parte dos utilizadores: primeiro, através de storytelling envolvente, e em segundo lugar, por intermédio de um design visual que combina imagens, animações e interatividade. No fim de contas, o principal objetivo é oferecer verdadeiras experiências de entretenimento aos consumidores.
Exemplo: Um website de viagens que guia os utilizadores numa jornada virtual através de vários destinos, enquanto as imagens são visualizadas nas várias etapas da navegação.
10. Foco na Cibersegurança
Com o aumento das ameaças cibernéticas, os websites em 2025 estão a reforçar a segurança. Funcionalidades como autenticação multifator (MFA), logins biométricos e protocolos de encriptação avançados estão a tornar-se padrão. Políticas de privacidade transparentes e práticas seguras de tratamento de dados também são cruciais para construir uma relação de confiança com os utilizadores.
Dica Prática: Auditorias regulares de segurança e conformidade com regulamentos globais de proteção de dados como o RGPD e a CCPA são essenciais.
Conclusão
As tendências no design e desenvolvimento web para 2025 mostram um paradigma em que as experiências online são mais personalizadas, seguras e imersivas. Ao adoptar estas diretrizes, as empresas têm todas as condições para se estabelecerem na linha da frente do espaço digital, seja ao fomentar conexões mais profundas com o seu público, seja ao criar websites que não tenham apenas uma boa aparência mas ofereçam um valor acrescido aos seus consumidores.