Muitos empreendedores e pequenas empresas dependem de plataformas como o Facebook e o Instagram para se conectarem com os seus clientes e apresentarem os seus produtos ou serviços. Embora estas plataformas sejam importantes para o envolvimento do seu público, elas não devem ser os únicos pilares da sua presença online. Um website empresarial dedicado é um ativo fundamental que oferece benefícios a longo prazo, trabalhando em conjunto com os seus canais nas redes sociais.
Neste artigo, vamos enumerar algumas razões que explicam porque ter um website profissional é tão ou mais importante do que ter apenas páginas no Facebook ou Instagram.
1. Propriedade e Controlo
As plataformas de redes sociais como o Facebook e o Instagram são ótimas para alcançar um público vasto, mas não são plataformas que lhe pertencem. O seu conteúdo, a sua base de seguidores e até a sua visibilidade estão sujeitos aos algoritmos e políticas dessas plataformas. Se o Facebook alterar o seu algoritmo ou o Instagram suspender a sua conta, pode perder a principal ligação com os seus clientes.
Por outro lado, um website é totalmente seu. Você controla o conteúdo, o design e a experiência do utilizador, sem precisar de se preocupar com mudanças externas. No fundo, é como possuir uma propriedade digital: você é o dono do domínio e ninguém pode tirá-lo de si. É um investimento na estabilidade futura da sua marca.
2. Profissionalismo e Credibilidade
Um website bem desenhado transmite uma imagem de profissionalismo que as redes sociais, por si só, não conseguem fazer. Embora o Instagram e o Facebook sejam úteis para exibir produtos, fotos e testemunhos de clientes, um website serve como a montra digital do seu negócio. É onde os potenciais clientes podem conhecer a sua história, ler conteúdos detalhados e explorar os serviços de uma forma estruturada.
Estudos demonstram que os consumidores, de uma maneira geral, percepcionam negócios com websites como sendo mais credíveis do que aqueles que não têm. Um website demonstra que você investiu na sua marca e está seriamente comprometido com o seu negócio. Em contrapartida, um negócio que opera apenas nas redes sociais pode parecer menos estabelecido e bem-sucedido.
3. Otimização para Motores de Busca (SEO)
Embora o Facebook e o Instagram tenham as suas próprias funcionalidades de pesquisa, elas não são otimizadas para estarem visíveis em motores de busca. Um website permite-lhe adotar práticas de Otimização para Motores de Busca (SEO), ajudando potenciais clientes a encontrarem o seu negócio através de simples pesquisas no Google.
Quando alguém procura um produto ou serviço, é mais provável que use um motor de busca do que uma rede social. Ter um website otimizado para palavras-chave relevantes faz com que o seu negócio possa aparecer nos resultados de pesquisa, atraindo mais tráfego e potenciais leads (prováveis clientes). As redes sociais, embora importantes para estabelecer e manter uma relação ativa com os seus clientes, não substituem o poder das pesquisas no Google quando o momento for de atrair novos clientes.
4. Escalabilidade e Preparação para o Futuro
À medida que o seu negócio cresce, as necessidades digitais evoluem. Um website oferece escalabilidade para crescer ao seu lado. Pode adicionar novas funcionalidades como lojas online, blogs, áreas de membros ou até chatbots de suporte ao cliente. Considerando somente as plataformas de redes sociais, estas têm funcionalidades fixas que podem não ser as mais adequadas à sua visão a longo prazo. Além disso, à medida que surgem novas plataformas sociais ou as políticas de utilização das plataformas atuais mudam, o seu website mantém-se sempre como uma base estável e consistente.
No fundo, a grande vantagem que um website oferece de poder adaptar-se às tendências futuras sem perder as suas funcionalidades básicas, é um grande ponto a favor na hora de traçar a estratégia digital do seu negócio.
Conclusão
As plataformas de redes sociais como o Facebook e o Instagram são extremamente valiosas para envolver o seu público com o negócio, promover produtos ou construir a presença da sua marca. No entanto, depender apenas dessas plataformas pode ser arriscado e limitador a longo prazo. Um website empresarial dedicado oferece-lhe propriedade, credibilidade, vantagens em SEO e perspetivas de contínuo crescimento.
Essencialmente, um website serve como a espinha dorsal da sua presença online, complementando os esforços nas redes sociais e oferecendo oportunidades de crescimento e sucesso a longo prazo.
Se está realmente empenhado em construir um negócio online sustentável, é hora de investir num website profissional além das suas páginas no Facebook e Instagram.